INFRAESTRUTURA DA ESCOLA MUNICIPAL CAMINHOS DO APRENDER EM
FAGUNDES VARELA
Nossa Escola tem uma infraestrutura e nível de ensino
muito bons. Os materiais estão em bom estado e guardados com organização. Temos
cozinhas com ótimos cuidados de higiene, pátio com lindos brinquedos, cartazes
feitos com muito capricho e criatividade. Banheiros ótimos para todos os
alunos. Instrumentos musicais para serem usados pelos participantes da banda,
salas espaçosas e duas lousas digitais para serem usadas.
Texto e
fotos: Leticia, Natali, Karine e Vitória
Refeitório Cozinha Lousa Digital
Em nossa escola temos um pátio coberto para ficar nos
dias de chuva, uma cancha para atividades como futebol, basquete e outros
esportes, jogos e brincadeiras. Temos ótimas salas de aula, um parque com
brinquedos para os dias com sol e temos um refeitório para fazer nosso lanche.
Há ao todo 15 professoras de Ensino Fundamental, 10
professoras de Educação Infantil, 10 monitoras, 1 secretária e 6 domésticas.
Ao ser entrevistada, a diretora Ana Paula Cortellini acha
que tem um número suficiente de funcionários, pois estão conseguindo atender
todas as turmas.
Pedagoga Sirlei
Tedesco reforçou ainda que, a Escola vem aumentando sua demanda e isso inclui
adequar constantemente o número de funcionários.
A vice-diretora Kéllen acha suficiente a quantidade de
brinquedos e materiais que temos para realizarmos o nosso recreio, porém a
quadra precisa de ajustes que já foram providenciados.
Nós achamos que nossa Escola está precisando de
algumas reformas e o pedido já foi feito ao Prefeito Jean no dia 23 de março que prontamente acolheu a iniciativa, parabenizando as crianças. No dia 15 de maio foi recebido por
escrito o retorno dos encaminhamentos das solicitações das crianças.
Texto e fotos: Dandara, Mateus e Andrei
Brinquedos Quadra
da Escola
ALUNOS DA ESCOLA
MUNICIPAL CRIAM JARDINS PARA AMPLIAR SEU CONHECIMENTO E TER MAIS CONTATO COM A
NATUREZA
No dia 13 de março os alunos da Escola Municipal de
Fagundes Varela, juntamente com as professoras e o extensionista da
Ascar/EMATER Airton de Almeida, criaram jardins internos para embelezar o
ambiente e para conhecer um pouco mais sobre as flores.
Os alunos trouxeram mudas de flores dos jardins de
suas casas. Agora todos cuidam, ajudam e respeitam todos os jardins igualmente,
sempre com muito amor e carinho para as flores crescerem bonitas e saudáveis.
Algumas espécies de flores cultivadas são: fortuna, dedinho de neném, coléu e
lírio da paz.
Texto
e fotos: Milena, Clara, Laura e Raissa.
Jardins das turmas de 1º a 5º ano Jardim
do 5º ano
JARDINS DA ESCOLA
Os jardins foram feitos na
escola para todas as crianças verem. O técnico da EMATER ensinou como fazer e
as professoras orientaram o trabalho.
Cada aluno trouxe de
casa uma mudinha de flor e todos ajudaram no dia do plantio e nos cuidados.
Todas as turmas estão
cuidando dos seus jardins e as crianças gostam porque é legal e divertido.
Texto e fotos: Chayman e Mariana
Jardins das
turmas do Ens. Fundamental Jardins das turmas da Ed. Infantil
Confira a entrevista realizada com
a professora Rubiana:
v Você gostou
de criar o jardim? Por quê?
Sim, foi uma experiência nova e
criativa, alegrou a nossa Escola.
v Você já foi
regar as florzinhas?
Sim. Várias vezes.
v Que nota
você daria para os jardins: ( )zero ( )
50 (
) 80 (x) 100
v O que você
aprendeu com este jardim?
Aprendi que
espaços internos também podem ser utilizados como jardins, embelezando um
espaço antes sem vida.
v Se pudesse
fazer outro jardim, você faria?
Sim, sempre
v Que flor
você trouxe?
Uma folhagem.
Confira a
entrevista realizada com a funcionária Jovane que às vezes cuida de alguns
jardins:
v Você gosta
de cuidar dos jardins da escola?
Sim, porque o jardim é um ambiente
colorido que nos enche de alegria.
v Como você
cuida dos nossos jardins?
Dando água quando as turmas não
podem ir regar, tirando as flores e folhas velhas, mexendo a terra.
RECREIO NA
ESCOLA
Na
escola temos muitos brinquedos para aproveitar o recreio. Alguns deles são:
castelinhos, gira-gira, trenzinho, cama elástica. Também tem quadra, parque,
pátio, bolas, cordas, pernas de pau, bambolês, dados e jogo de xadrez.
Em
dias de chuva costumamos chutar a bola, andar de perna de pau e brincar com os
bambolês.
As
crianças menores andam de motoca, brincam na piscina de bolinhas e brincam de
casinha.
Todos
gostam do recreio porque é o momento que se divertem livremente e encontram os
amigos das outras turmas.
Texto de Franciel, Gustavo, Jean Carlo e João
Pedro
AS BRINCADEIRAS
DO RECREIO
O recreio
desta Escola oferece brincadeiras boas como o futebol na quadra, o gira-gira
onde você pode convidar alguém para conversar, o escorregador porque é
divertido escorregar, pega-pega porque é divertido quando a gente corre e pega
os outros.
Mas quando
chove não podemos ficar no pátio porque molha tudo e a quadra está com um
problema no telhado desde o temporal do ano passado.
Alunos(as)
do 4º e 5º ano que gostam de jogar futebol no recreio. Buracos no
telhado da quadra que impossibilitam o uso nos dias de chuva
Confira a entrevista realizada com o aluno João Pedro
Moreschi do 5º ano B e com as alunas Makélen e Verônica do 4º ano sobre o
recreio:
Que momento vocês acham mais legal no recreio?
As brincadeiras.
Qual brincadeira vocês mais gostam?
Gostamos mais do parquinho e de brincar de esconde-esconde.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
As funcionárias da escola fazem a comida boa e limpam
bem as mesas. Elas cuidam de tudo com muito carinho para todos se alimentarem
bem. Usam roupa branca e touca na cabeça para não cair nada na comida como
cabelos. Na cozinha só pode entrar quem trabalha lá. São usados copos, pratos e
talheres de inox.
Nós alunos gostamos
muito da comida da escola. Algumas turmas tomam o café da manhã, lancham e
almoçam aqui.
Além de preparar os
alimentos, as funcionárias também cuidam da limpeza do refeitório para evitar
contaminações.
Texto
e fotos: Guilherme, Bruno, Lucas e Rodrigo
Funcionárias preparando o lanche
Alunos do Nível A almoçando
Alunos(as) do 5º ano B
lanchando Alunos(as) do 5º ano B
lanchando
NUTRIÇÃO DA ESCOLA CAMINHOS DO APRENDER
O nutricionista Cláudio
Dias de Oliveira escolhe pratos saudáveis para a nutrição dos alunos. Ex: pão
com geleia de figo, bolo de legumes, omelete, saladas e frutas. As mesas do
refeitório são organizadas e cada turma tem lugar em duas delas. As crianças
pequenas têm quatro refeições por dia na escola. E nada é desperdiçado. A
limpeza é rigorosa nas panelas, pratos, talheres e cozinha. O refeitório é
espaçoso. As crianças plantam verduras e legumes para as merendeiras prepararem
a salada.
Texto e fotos: Jaqueline, Franciele e Camile
Alunos(as) do 5º ano A lanchando
Alunos do
Maternal e Baby II lanchando
Confira a
entrevista realizada com as funcionárias Simone, Maiara e Marinês:
● Vocês
acham que as classes e cadeiras que estão no fundo do refeitório deveriam ser
retiradas?
- Sim.
● Vocês
acham que a cozinha deveria ser mais espaçosa?
- Não, está
adequada deste jeito.
● Vocês
acham que deveria ter mais merendeiras/funcionárias?
- Temos o
número básico para desempenhar os serviços. Sabemos que dar conta das funções
não é apenas aumentar em números, mas sim comprometer-se.
Confira,
também, a entrevista realizada com o aluno Rafael Cortelini do 5º ano “A”,
sobre o lanche da Escola:
● O que você
acha do lanche da Escola? É saudável?
- O lanche
é muito bom e saudável.
● Você acha
que o horário do lanche está adequado? Por quê?
- Sim, por
que dá fome depois do café.
● Qual
lanche você mais gosta?
- Sopa de cappeletti.
● Que
lanche você considera “menos saudável”?
- Bolo de
formigueiro.
Amei fazer as reportagens, criar o texto e bater as fotos. Espero fazer mais trabalhos em grupo!!!
ResponderExcluirParabéns a todos os grupos que fizerem esse trabalho LINDO ! :)
ResponderExcluir